quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como iluminar uma indústria com LED pagando com a economia gerada?

Sim! Realmente é possível trocar a iluminação de uma indústria inteira apenas com a redução do consumo de energia. Isso já seria motivo suficiente para iniciar o projeto agora mesmo, mas ainda há muito mais benefícios que farão você pensar por que ainda não começou a economizar até 90% de toda energia luminosa de sua empresa.
Vamos fazer uma conta rápida sem incluir custos com manutenção (profissional de manutenção, andaime, lâmpadas, reatores, custo com descarte, tempo…)
Ao trocar 200 lâmpadas de vapor metálico de 400 w comum por uma iluminação industrial LED profissional de 180 w através do processo retrofit, ou seja, utilizando a mesma quantidade de lâmpadas retiradas teríamos a seguinte situação:


  • Lâmpadas 400W de Vapor metálico – 200 und.
  • Consumo total 80.000w
  • Luminárias Industriais de LED 180W – 200 und.
  • Consumo total 36.000W

Apenas 56% (como eu disse ainda não contabilizamos os custos com manutenção)
Porém, considerando 28 dias de uso 24 horas por dia a R$ 0,35 já corresponde a uma economia anual de R$ 124.185,60 só de consumo de energia elétrica.

Conversando um pouco mais sobre a Iluminação Industrial com o Universo LED que atualmente é referência em todo Brasil quando o assunto é iluminação industrial LED e iluminação pública LED, conseguiram entender porque foram escolhidos pela maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo para realizar um projeto como esses. É que as Luminárias LED para indústrias não são luminárias comuns.

Qual a diferença entre o LED comercial e o LED industrial?
O LED industrial deve possuir algumas características especiais que farão toda diferença no projeto, por exemplo:
1# Garantia – Dependendo do projeto o tempo de garantia pode ser de até 5 anos. Sabemos que qualquer empresa hoje fala em garantia de 5 anos, mas poucos compradores exigem comprovação documentada da capacidade do vendedor cumprir com tal garantia, realizam análise da origem da empresa, capital social, sócios, se realmente são os importadores ou representantes legais de uma marca e cases que demonstram o crescimento da empresa e a credibilidade dela. Sempre que possível faça uma visita ou pesquise o endereço através do CNPJ e faça questão de visitar o depósito para ter real noção do tamanho de todo empreendimento.


Dica importante: Se a Razão Social não for de Indústria ou Importadora você não está falando direto com a fonte e sim com um revendedor ou terceiro, razão pela qual pagará mais caro pelo produto em virtude de comissões.

2# Vida útil – A iluminação industrial LED para indústria possui uma vida útil de pelo menos 60.000 horas o que equivale a aproximadamente 10 anos de uso sem trocas ou descartes o que reduzir o custo de manutenção atual da sua empresa a quase zero! Mais uma vez cuidado com promessas e não esqueça de exigir a certificação L70 e Rohs. L70 garante a durabilidade do produto e Rohs garante que o produto é livre de metais pesados e pode ser 100% reciclado o que ainda pode ajudar sua empresa a conseguir ainda mais créditos de carbono.
  

3# Eficiência – Uma pergunta bem comum para quem não tem intimidade com essa nova tecnologia é : Como uma luminária LED de 18.000lm consegue substituir uma Lâmpada de vapor metálico de 36.000lm? 
Lúmen (símbolo: lm) é a unidade de medida do fluxo luminoso – Quantidade total de Luz que uma lâmpada pode oferecer.

A resposta é relativamente simples, TECNOLOGIA! Na lâmpada de vapor metálico de 400W temos 36.000lm, ou seja, 90lm por Watt “em condições normais de trabalho”. Essa luz é literalmente espalhada em todo ambiente ou suprimida por algum tipo de luminária na tentativa de direcioná-la. Possuem vida útil mediana de 12.000 horas porém alguns fabricantes aconselham a troca a cada 6 meses já que a eficiência luminosa é visivelmente perdida.
Na iluminação industrial temos 18.000lm, ou seja, 100lm por Watt (eficiência superior mesmo em condições extremas de uso) e o mais importante, toda essa luminosidade é direcionada para a superfície de trabalho através de lentes especiais PMMA de alto desempenho com o ângulo de abertura específico para cada tarefa e apresenta uma perda de apenas 30% após sua especificação de uso.
Dica importante: O LED tem eficiência de até 80% a mais que as lâmpadas comuns em baixas temperaturas o que o torna ideal para uso em frigoríficos.

4# Segurança – Os módulos de LED da Universo LED são protegidos com blindagem Ip68 e engates rápidos e Driver com proteção IP67. Dissipador de calor de alta eficiência em alumínio e proteção contra raios de 10KVA, reduzindo significativamente o risco contra incêndios (situação comum de perigo em galpões de armazenamento).


5# Conforto e mais economia – Ao contrário das lâmpadas de vapor metálico que podem alcançar altas temperaturas a luz do LED é fria o que proporciona maior conforto no local de trabalho e a redução da necessidade de refrigeração do ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário